terça-feira, 23 de outubro de 2007

Pouco desempenho,abra o olho



Desempenho nunca foi o forte do Chevette, apesar de, quando lançado seu motor possuir itens de engenharia de grande qualidade, como o fluxo cruzado do cabeçote (cross flow), este mesmo motor possui certas limitações que com o passar dos anos limitaram em muito o Chevette. Nos primeiros anos de sua linha de montagem, ele possuía uma versão esportiva, chamada de GP, que contava com o motor 1.4 levemente alterado para render mais, e com um acabamento de alto nível como volante de couro, vidros ray-ban entre outros diversos opcionais.

Originalmente foi concebido para uma cilindrada que poderia variar de 1200 a 1700 cc, mas, até hoje só foi fabricado com 1.400 e 1.600 cc. Experiência com motores trabalhados para 1.800 cilindradas, usando cilindros do Monza já me foram vistas, mas, nada de grande confiabilidade. Como nunca foram fabricados com 1.700cc, não é possível (como no Fusca) o aumento da potência através do aumento da cilindrada. O Chevette, com o motor bem regulado não desagrada ao motorista que anda de forma normal, porquê, como sabemos, o motor do Chevette se comporta melhor a baixas rotações (até 4.000 rpm ). Para deixar o motor em bom estado, verifique os seguintes itens:

Constantemente o nível e o estado do óleo, prefira um óleo mineral que você troque-o a cada 5.000 km do que um sintético e só fará a troca a cada 20.000km, o motor do Chevette não se dá bem com isso por que foi idealizado para um òleo mineral tipo API SD. Respeite também um prazo de troca do filtro de óleo a cada duas trocas do óleo, principalmente se o motor do seu Chevette não é do modelo 1.6/S. Observe tambem periodicamente o estado de conservação do sistema de ignição (bobina, cabos de vela, tamba do distribuidor, rotor e velas de ignição), se seu chevette morre tod vez que chove, troque os cabos de vela e a tampa do distribuidor. Se seu motor não tiver a ignição eletrônica, verifique periodicamente o ponto de ignição, a abertura do platinado e seu estado de conservação. Mantenha o carburador sempre limpo, e bem regulado para não carbonizar a câmara de combustão. O motor do Chevette nunca apresentou grandes problemas de carbonização.
Faça, pelo menos a cada 15.000 km, uma regulagem das válvulas de seu Chevette, elas são a maior causa de mau desempenho porquê, além de deixarem o motor com uma resposta mais lenta ao pedal do acelerado, o deixam mais ruidoso, confundindo o motorista quanto a rotação que o motor se apresenta (Lembre-se, o motor do Chevette é famoso por sua elasticidade).
Caso seu motor esteja muito rodado, é bom verificar o estado do eixo comando de válvulas (principalmente se for o motor 1.4) e fazer uma limpeza da câmara de combustão (descarbonizar). O motor do Chevette 1.6/S pode rodar até 400.000 km sem precisar ser aberto ou feito ou trocado algum eixo ou peça móvel que não seja o óleo e filtros e peças de desgaste natural (como velas de ignição) se a manutenção e regulagens sejam bem feitas e periódicas.


Fonte:www.chevetteiros-ce.com.br

17 comentários:

Anônimo disse...

fala moçada eu tenho um chevette 74 o trovao azul e gosto muito dele to ajuntando uma grana para reformar o bichaoele é muito bommmmmmm motor 1.6
tem uma força que é uma beleza ai peço que me mande o manual online para eu ver algumas peças e saber o nome para procurar e comprar.
ok?
ass sena tr

Anônimo disse...

MEU EMAIL É ... ELIEL-SENA@HOTMAIL.COMAnônimo Anônimo disse...

fala moçada eu tenho um chevette 74 o trovao azul e gosto muito dele to ajuntando uma grana para reformar o bichaoele é muito bommmmmmm motor 1.6
tem uma força que é uma beleza ai peço que me mande o manual online para eu ver algumas peças e saber o nome para procurar e comprar.
ok?
ass sena tr

27 de Novembro de 2008 02:39

Anônimo disse...

E aí turma! Acabo de comprar 1chevette 79 todo original. O meu problema é que o motor tem 1 ano que foi retificado, coloquei velas e cabos novos, conferi o ponto, tudo ok so que o motor embola muito e frio é ruim de firmar.Me disseram q pode ser valvula presa, pode ser ?Me ajudem p/ favor. meu e-mail geraldo_vieira82@yahoo.com.br
setiverem dados de regulagem desse motor eu agradeço, motor 1.4 gasolina

gremista disse...

oi galeraa to com um probleminha no meu chevette ele prce estar com dois pontos diferentes se regulo ele no motor frio quando ele aquece fica super acelerado se regulo no quente ele fica apagando direto quando esta frio e fica embolando pra caramba e o consumo aumenta tb !! meu email é david.gaucho@hotmail.com se alguem poder me ajudar eu agradeço um abraço

Anônimo disse...

Oi, Tudo bem, preciso que me envie o manual do chevette sl 85, por favor , desde já agradeço.

Flavio Araujo

flaviorodriguesaraujo@yahoo.com.br

gallani disse...

Tenho o manual do chevette 1.6s, ano 1990.Posso mandar uma cópia se alguem se interessar. Meu email é gallanispfc@ig.com.br
13/04/2011

Anônimo disse...

por favor gostaria que me mandasse o manual do cheva 88
fabio_fernandes1@hotmail.com

maveco disse...

eu tive um chevette ano 90 motor 1.6 gasolina
o bixo anda bem sim,já colei o ponteiro dele nos 180 que marca,detalhe na epoca tava com rodas 14que ja da uma pesada boa nele

Charles disse...

Ola,por favor, gostaria que me mandacsse o manual do chevette 84, desde ja agradeço. charles_santosdasilva@yahoo.com

Charles disse...

Ola,por favor, gostaria que me mandacsse o manual do chevette 84, desde ja agradeço. charles_santosdasilva@yahoo.com

Anônimo disse...

Pessoal tenho um chevette ano 88/88 com ar condicionado instalado e jogo de rodas. pintura e chaparia muito boa. quem se interessar posso mandar fotos. Meu email leandroleolimoeiro@hotmail.com

Lee disse...

alyeltonclm@hotmail.com
O meu é 74 vc tem o manual?
envia ae
!

Quebrando as regras e os limites conhecidos disse...

bom dia chevetteiros,eu comprei um cheette 84 e estou precisando ajustar o ponto de partida dele,ele 1.6 a álcool ;meu e-mail; marcos_viegas@hotmail.com espero pela ajuda de voces agradfeço

Unknown disse...

boa tarde tenho um chevette sl 1.6 1983 álcool se puder me envie o manual . e eu fiz limpeza do carburador troca de vela e tampa do distribuidor mas quando acelero ele corta potência meio que fica preso mas quando pucho o afogador ele deslancha alguém pode me dar alguma dica do que tá acontecendo ? att ah e mande por email dheyvidfilho@gmail.com obrigado

Anônimo disse...

Fala ae galera
Comprei um chevette SL 1.6 86...
o carro ele nao mantem e morre se tirar o pe na maioria das vezes e quando anda se tirar o pe ou chegar em baixa rotaçao ele morre na hora ..
fiz o carburador , ta zero!o mecanico disse que ele ta rateando um pouco e bomba termostatica dele n esta operando..
algum de voces ja passaram por essa experiencia ..?
se alguem tiver o manual desse carro manda ai

email
alexandrekibaltchich@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola nação chevetteira, alguém poderia me enviar o manual do chevette 89.
Antoniojosedsvila@gmail.com
Obrigado

Anônimo disse...

Ola gostria de saber se alguem pode me enviar o manual do chevette dl 86 roger_martins_alemao@hotmail.com