quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Envenenando o seu Chevette parte I

VENENOS
Aqui usaremos como base a mecânica do próprio Chevette. A grande vantagem dessa “brincadeira” é a eliminação de etapas necessárias numa adaptação (troca suspensão, confecção de flanges para encaixar o motor no câmbio, troca de diferencial, etc.). O que se traduz em menos trabalho e menos “gastança” de dinheiro. O mais interessante desses venenos que passarei a seguir é que eles podem ser feitos em qualquer motor de Chevette, tanto faz se é 1.0, 1.4 ou 1.6.
Passarei aqui três receitas de veneno para o motor do Chevette: uma leve, uma média e a outra um pouco mais “pesada”.
Vamos ver?
Veneno Leve - Com essa receita ganhamos cerca de 10 % de força. Consiste basicamente em trocar o carburador original, através da instalação de uma flange, por um Brosol 2E, original de Monza e a troca de velas de ignição pelas de dois eletrodos ou com eletrodos de prata. A eliminação de um eventual catalisador ajuda (e muito) no ganho de potência, assim como o abafador central do escapamento.
Veneno Médio – Ganho aproximado de 20% a 30% de força. Consiste em utilizar a receita do veneno leve com algo mais. Esse algo mais já consiste em coletores especiais de admissão e de escapamento (Fig. 06), carburador Weber 44 e um comando de válvulas do Chevette 1973 , pois este comando tem melhor tempo de abertura.
Veneno “Pesado” – Esse já é um pouco mais complexo, vai exigir uma explicação pouco mais detalhada e um pouco mais de “verba” para ser feito. Mas esse eu garanto que fica muito bom. Fiz essa “receita” num Chevette 75, quatro marchas... o “bicho” alcançava 150 km/h em terceira marcha, isso quando o veneno ainda não estava completo, pois ainda andávamos com o carburador original do Chevette (corpo simples) e com o coletor de escapamento também original. A receita consiste em transformar o motor do Chevette num 2.3 litros. Como isso? Veremos a seguir:
Preparação do bloco do motor – o ideal é comprar outro bloco, já meio “detonado” de preferência (guarde o seu para o caso de depois querer voltar o motor ao original) porque sai mais barato e, pelo o que vai ser feito, não faz diferença se é novo ou já bem usado (tanto faz se é de motor 1.4, 1.6 ou 1.0). Em seguida manda-se o bloco para uma retífica onde será feito um serviço “especial”: a abertura dos cilindros para que caibam as camisas e os pistões do Opala seis cilindros .
O que será feito em seguida é a montagem desses pistões e anéis do Opala nas bielas do Chevette. Monta-se o motor normalmente. As válvulas continuarão as originais do Chevette, o que deverá mudar, para se obter uma melhor performance é o comando de válvulas, que deverá ser um 289º ou 286º.
Coletores de admissão e carburador. – Devem se usados os mesmos tipos de coletores usados no veneno médio (Fig. 05), só que o carburador que eu recomendo agora é nada mais nada menos que um “quadrijet”, também conhecido com “quadrifoglio”, quando usado nos Alfa Romeo 2300 nacionais (Fig. 10), pode-se usar um ou dois carburadores desses. O carburador Weber 44 , também é uma boa pedida para esta receita.

33 comentários:

Anônimo disse...

é o seguinte :
eu tenho um chevett 92 DL mas bem novinho mermo sou segundo dono parece mentira mais sou. Eu coloquei ar vidros e travas nele ficou legal não mexi muito nele por fora não. Só rebaixei e coloquei rodas 15"! Meu problema é: ele é meio amarrado p andar bebe muito. o catalizador ainda está no lugar .Vcs me indicariam retirar o catalizador?

solteiro disse...

amigo eu queria sabem se vc sabe um camo adptar um motor de monza no chevette. obrigado gueddes_23@hotmail.com

Anônimo disse...

eu sei como preparar o motor do chevette pra 2.2 fica otmo e economico quem se enteresar me pergunte ok ....pretoemonica@hotmail.com

Anônimo disse...

CHEVETTE 2.3
SENHOR ADALBERTO JUNIOR.

O SENHOR FEZ UM CHEVETTE 2.3 COM BLOCO CHEVETTE E DISSE QUE FICOU MUITO BOMMM

O SENHOR JÁ ACORDOU ?
SE FEZ ISSO ACORDADO TE CHAM DE MENTIROSO.
NÃO TENTE ENGANAR AS PESSOAS.
ISSO É IMPOSSÍVEL !
O CHEVETTE TEM O BLOCO PEQUENO DEMAIS PARA ESTE SEU S O N H O !

BASTA PENSAR:
COM PISTÃO ESPECIAL IASA 85,5 MM QUE EU UTILIZO SOBRA 7,45 MM DE PAREDE ENTRE CILINDROS.
O PISTÃO DO TAL OPALA 6CC MEDIDA STD TEM MEDIDA 98 MILIMETROS.
CALCULO A PROVA DE QUE O SENHOR MENTIU ? !!!!!!!!!!!!!!

NÃO HÁ PAREDE SUFICIENTE ! FALTA MUITOOO PARA SEU SONHO DE ANDAR A 150 KMS/H COM CAIXA ORIGINAL...EM TERCEIRA MARCHA... ! ( HAJA CRIATIVIDADE! )
NESTA MARCHA COM CAIXA ORIGINAL O SENHOR RELATOU 150 KM/H, EM SEU SONHO ( só pode ser sonho ) NÃO DEVERIA APARECER O CONTAGIROS, CASO TIVESSE TERIA QUE SER UM BOMMM CONTAGIROS PARA MARCAR O ABSURDO DE ROTAÇÕES EM QUE SEU BÓLIDO ANDAVA, A BAGATELA DE
9 . 8 6 0 R P M S
*( nove mil oitocentos e sessenta rotações pro minuto ) em um BLOCOOO DE CHEVETTEEEE, e tanto faz se for 1.0 , 1.4 ou 1.6 o bloco !
Quer dizer aí que a sua RECEITA IMAGINÁRIA nem percebe que para aumento de 1.4 para 1.6 o bloco sofreu REDESENHO estrutural de REFORÇO, para eliminar as vibrações no aumento de cilindrada !

POR FAVOR: ME DIGA QUE DROGA O SENHOR USA , POIS EU TAMBÉM QUERO TER ESTE SONHOS !
ABRAÇOS ! MÁRCIO COSTA - PREPARADOR DE MOTORES DE COMPETIÇÃO- MC AUTOMOTIVA.
macacoamarelo0027@hotmail.com

Uedboy disse...

Adalberto Tudo na paz???
gostei das dicas suas a respeito do Chevette, comprei um 88 recentemente e gostaria que vc me mandasse umas dicas, pois ele está batendo um pouco sabe, me parece suspensão e borrachas, gostaria que me desse umas dicas pelo e-mail, e tbm gostaria de trocar tudo por dentro, painel, fooro, bancos... inclusive vou ver se coloco este painel que vc postou aí, do Kadett ok!!!
Jesus te abençoe meu querido fika na paz!!!!
meu e-mail é uedboy@hotmail.com!!!

picao disse...

Parabens brother pelo blog, gostei das dicas.
Vou aplicar o veneno leve no meu chevette 76.
Falow!!!

junho16 disse...

ja montei um chevette com pistao de fusca, ficou 10

bmx.rap disse...

tenho um chevette 74 e ponhei o bloco do 1.6 com os pistões do ap 2.0 e um carburador 3E retirei catalisador e deixei a descarga so um cano asim ele libera mais a potencia e o motor ficou 1.9 aspirado pega 180 km em 4 marcha

cleber disse...

mano comprei um chevette 1.6 gasosa quero bota o bicho pa roda como faço, ja bloquiei as rodas trazeiras + nun ten força pa roda eli, o que + devo faze neli?
msn: ba.k.on@hotmail.com

Anônimo disse...

tenho um chevette 89 fiço o motor dele depois de auguns meses ele passou a comer o comando troquei e continua a comer o comando,e ele esta lubrificando o que pode ser?

Anônimo disse...

tenho um chevette79 motor com pistões eagle 86mm com bielas originais ,montados em bloco original reaberto,uso uma turbina roletada lacrada (sem valvula) .50
cambio original 4 marchas e comando1.4 ,diferencial danna 44 adaptado por mim mesmo 1 ano de trampo e acerto , nao é um dragster ,mas estou feliz com meus 8,6seg. nos 201metros ta aí uma receita filé que aprendi com alguns amigos nos estados unidos
qualquer duvida meu e-mail é paulofreak@hotmail.com valeu??!!!!

carlosmonteiro34 disse...

não duvido que de 150 em terceira pq o meu chevette 74 original e únicas alterações foram escapamento aranha com abafador do monza hatch e um talentinho no carburador original deu 120km/h em terceira e batendo 180km/h em quarta!

duvidas
juninho_pro_x@hotmail.com

Anônimo disse...

boa noite a todos!
bem,pra começar nao sei de onde tiraram que se consegue 2.3 litros de cilindrada no bloco do CHEVETTE..
e pra terminar acho que houve confusao entre "quadrifoglio" e "quadrijet"....
quadrifolglio é como se chama o simbolo da alfa-romeo,o trevo de 4 folhas,ja quadrijet é o carburador de 4 corpos,muito usado nos motores V8...
acho que era isso!

ZÉ do Chevette disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKK....
PISTAO DE OPALA NO MOTOR DO CHEVETTE??
MAL CABE UM PISTAO DE MONZA 1.8!!!
VAI MENTI PRA OUTRO



UMA BOA PARA MOTOR DE CHEVETTE É:
MOTOR DO 1.6
CABEÇOTE DO 1.4
NA VAUVLA DE ESCAPE, USAR AS DO MONZA 35mm E DE ADMISSAO DEIXAR AS ORIGINAIS 39mm
POR MOLAS DE VAULVULAS ESPECIAIS
PISTAO DE MONZA 1.8 A GASOLINA
BURA 2E
UMA BOBINA DE GOL MI
E UMA MASTERPOWER .50R

Anônimo disse...

Tive um chevette 82 1.6 4 marchas original, dava 110km/h em segunda marcha.

Anônimo disse...

ola tenho uma preparação bem legal primeiro abre as camisas do bloco para 83.5 pistões iapel para turbo com rebaixe ,depões bielas do tipo 2.0 sedisivalvule tem que abri os casquilhos para ovira do chevette pinos h13 . depois tem que aliviar e balancear tudo(vira+volante+plator+disco) conjunto disco+plator pode ser o do opala ate 79 shaces . tem que tradalhar a bomba de oleo. junta de aço ja tem pronta para chevette , cabecote 1.4 trabalhado com valvulas de monza tanto escape e adimição as molas de preferencia mater as originais (dura mais tenpo en uso de rua ). um carburador 3e do opala 6c a alcool para maior volume de mistura. uma turbina 42quente .50 frio ,2 bicos suplementar + gerenciador . 2 bonbas 12 bar. caixa de marcha do opala 6 deferencial do chevette com broqueio 100% soldado (se quebrar é barato). obs: ten que nitretar o vira dura muinto mais en uso de rua eu temho un rodando a 3 anos sen buster direto 2.8 de preção ele gira en torno de 8400 liso en uso urbano ja dei pau ate en porche pois esta preparação ten uma pegada ja 1800 rpms butal com uma taxa muinto boa e dura bastante desde ben regulado com oleo de boa qualidade .

bruno cerqueira disse...

tenho um chevette 1.4 turbo.Quando ele esquenta acende a luz de oleo na marcha lenta ja fiz de tudo.alguem te alguma dica?O meu motor esta todo novo.obrigado...

Anônimo disse...

Mano como faço para adaptar um chevette 86 4 marchas, para 5 marchas?

Anônimo disse...

Alguem ai sabe como colocar o diferencial do opala no chevette? Tenho um sobrando e quero dar uma melhorada no bichinho

Anônimo disse...

PISTÂO DE OPALA 6CIL COM CAMISA ! Amigo, vc ja chegou a medir a largura e comprimento de um bloco de chevette ????? mal cabe um pistão 83,5 mm, e tu vem me falar em pistao do 6cil ( tem quase 100mm ) e ainda mais encamisado.... eh muita droga na cabeça.

Anônimo disse...

bah, essa é boa. AI mano tu poderia vender essa tua droga que tu usa pros cara ai na quebrada...HAHAHHAAHHAHAH PISTAO 6CIL num chevette........

Jeronimo Adornes disse...

Como faço para colocar as Velas de 4 eletrodos no Chevette 1.4 ?! pois a rosca não é a mesma das originais. ?!

Jeronimo Adornes disse...

Como faço para colocar velas de 4 eletrodos no Chevette 1.4 ?! pois a rosca é diferente das originais..

Jeronimo Adornes disse...

como faço para colocar as velas de 4 eletrodos no Chevette 1.4 ??! pois a rosca é diferente das velas originais!!

Anônimo disse...

Apenas uma palavra para suas dicas. ABSURDAS

Anônimo disse...

pega a receta original aí galera

http://chevettesdicasevenenos.blogspot.com.br/2011/02/chevette-17-sem-alterar-o-documento.html

Anônimo disse...

Jah que o post foi meio forcado. tambem vou forca.
tenho um chevas 1.6 (original) pega 190 em segunda (rsrssr), nao sei a quanto vai em terceira porque nunca consegui engata rsrrsrsrsr

ocabuloso.com@hotmail.com disse...

Qual e a referencia dos comando usado como descobrir tem marcaçoes

luciano pilar disse...

luciano pilar dono da marajo ten pistao de monza 1,8 a gasolina torneado a bola do pistao montei com bloco do 1,4 vira do 1,6 biela 1,6 cabeçote 1,0 comando 1,6 o bloco tem que escaria no curso do vira com a biela a biela nao vira no bloco amdavabem e fazia boa media a gora puis uma turbina 42,48 com 1k de preçao amdabe aimda nao quebro por te baixa preçao o pistao do opala nao cabe o motor 1,4 naotem parede o bloco nao cabe nen o pistao do 1,6

Anônimo disse...

Aqui é o "esmeril", coloquei pistao monza 84.7, e ficou forte, depois garret.36,40, cabeçote 1.4 com valvulas de monza da um pega, mas a turbina restringiu ficou pequena

gunia disse...

ele equivocou-se galera ele quiz dizer o clilidro do monza 1.8 isso sim dá certo e fica ótimo podem fazer que dá certo mesmo agora só cabe o do monza não o do opala como ele falou aew !!!!!!!!!!!!!!!

marcos dutra disse...

amigo tenho um chevete 1.6 e quero adaptar um pistoa de monza 1.8 seria possivel e como ficaria a vida util do motor

mateus disse...

anonimo como é possivel preparar o motor do chevette para 2.2 mim fala cara por favor